terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cardápio variado leva 16 mil pessoas ao Circuito Rio Gastronomia

Renata Monti (Email · Facebook · Twitter)

Juliana Alcantara (Email · Facebook · Twitter)
Juliana Prado (Email · Facebook · Twitter)
Publicado: 19/08/13 - 9h00

Cerca de 16 mil pessoas passaram pelo Circuito Rio Gastronomia no fim de semana
Foto: Adriana Lorete/O Globo










Cerca de 16 mil pessoas passaram pelo Circuito Rio Gastronomia no fim de semana
ADRIANA LORETE/O GLOBO

RIO - Durante três dias, cerca de 16 mil pessoas foram ao Jockey Club Brasileiro, na Gávea, para conferir as delícias do Circuito Rio Gastronomia, que ofereceu aulas com chefs bacanas e shows gratuitos, além de contar com venda de produtos orgânicos na Feira do Sabores e quiosques de bares e restaurantes.


No domingo, a programação começou com uma atividade infantil. Dois mesões foram montados para que a criançada pudesse aprender a fazer pizza com o pizzaiolo Gennaro Cannone, do Alessandro e Frederico.


— É muito bom participar de aula tão educativa e instrutiva para crianças — elogiou a médica Ana Lúcia Laranjeira, que levou o filho Bento, de 3 anos.

Para os adultos, um dos destaques foi a oficina do francês Christophe Lidy, que preparou blanquete de vitela com minilegumes, prato tradicional na França, mas que aqui ganhou técnicas modernas de cozimento.

Outro mestre que dividiu seus segredos com o público — que se deliciava com provinhas após as aulas — foi o italiano Danio Braga, que ensinou o preparo de um salteado de lula com laranja.

Já o chef Marco Espinoza, do Lima Restobar (vencedor do prêmio melhor novidade deste ano), ensinou pratos típicos peruanos, como a causa la oliva, tiradito com lombo de atum e leite de tigre (base para ceviches e tiraditos). Em seguida, Dalton Rangel, chef e apresentador do programa “Homens Gourmet”, preparou nhoque com queijo de cabra.

A tradicional feijoada de domingo também teve vez. No Caminhão Show, ela ganhou um toque contemporâneo na versão de Gisela Abrantes e Fabiane Alheira, com pimenta em gel e gelatina de vodca.

— Um prato tradicional pode utilizar técnicas modernas de cozimento e outras texturas, temperos — explicou Gisela, que coordena o departamento de pesquisa e inovação na cozinha no Senac.

Se no Jockey o prato ganhou uma versão moderninha, em Padre Miguel e em Nilópolis imperou a tradição. Mocidade Independente e Beija-Flor foram as duas últimas escolas do Grupo Especial a serem visitadas pelos jurados do concurso Feijoada Nota 10. Na verde e branco, mil pessoas provaram do tempero do chef Tiago Castro, entre elas os jurados, os chefs Damien Montecer, David Mansaud, Frédéric De Maeyer e o ator Helio de la Peña. Já o feijão da azul e branco, a cargo de Tia Débora, foi julgado pelos chefs Ludmila Soeiro, Bianca Lopes e Pedro de Artagão. A escola vencedora será anunciada no domingo, dia 25, numa festa para convidados que encerra o Rio Gastronomia.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio-gastronomia-2013/cardapio-variado-leva-16-mil-pessoas-ao-circuito-rio-gastronomia-9604567#ixzz2cSdEZorZ

Nenhum comentário: