sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Produtor de Teresópolis adere ao selo ‘Produzido no Rio’

Postado em 21 agosto 2013. Tags: , , ,

Identificação foi criada com objetivo de valorizar produtos fluminenses

Os produtos de origem animal e vegetal do estado do Rio de Janeiro vão receber um selo de identificação de sua origem. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, pretende valorizar a produção fluminense divulgando aos consumidores a diversidade de itens comercializados. O selo “Produzido no RJ” foi lançado durante evento gastronômico no Rio de Janeiro, com a participação de produtores rurais de todas as regiões do estado, que participaram também de uma Rodada de Negócios com proprietários de restaurantes e de lojas dedicadas à gastronomia. A rica produção das agroindústrias familiares fluminenses também poderá ser vista na Feira de Sabores, uma novidade na edição do evento Rio Gastronomia deste ano.
Com produção média mensal de três mil quilos de mel, o apiário Serras Verdejantes criou uma linha de derivados da matéria prima

Apostando na ideia

 O empresário Adriano Rodrigues de Azevedo resolveu apostar na ideia e trouxe o selo para a sua marca, o ‘Mel Teresópolis’. Dono de um apiário na localidade de Pessegueiros, no 2º Distrito de Teresópolis, ele disse que sempre contou com a parceria do Governo do Estado. “A parceria do Estado sempre esteve presente, desde que nós iniciamos as atividades em Teresópolis. Essa ligação do município com o estado e do estado com o governo federal é interessante para que possa haver maior amplitude no trabalho da agricultura familiar, que é menos agressivo na questão ambiental”, avalia.
O empresário, que participou do lançamento do Selo no Rio, é responsável por uma produção aproximada de três mil quilos de mel por mês. Ele diz que o selo vai mostrar ao Brasil e á população fluminense que o estado produz mercadorias de qualidade. “Poucas pessoas sabem que o Estado do Rio produz muitos produtos que estão sendo vendidos e que tem qualidade. É importantíssimo que seja divulgado”, declara. “Muitos estados fornecem produtos para o Rio de Janeiro, quando nós aqui do estado produzimos de igual ou até melhor qualidade, como mel, queijos de cabra, embutidos e laticínios em geral”, detalha.
Para Adriano Azevedo, o selo vai mostrar que o Estado do Rio pode oferecer produtos de qualidade para todo o país

Conservação ambiental

O Apiário Serras Verdejantes, que produz o Mel Teresópolis e seus produtos derivados conta com seis funcionários e ainda é responsável por outros dez empregos indiretos. Fazendas e propriedades parceiras contribuem para a produção da matéria prima, contando com apoio técnico dos profissionais do apiário, que fazem a remoção do enxame para os pontos de produção.
Na avaliação de Adriano, o selo também é um incentivador da conservação ambiental. “Esse selo do Rio vem ao encontro desse anseio, desses produtores de desenvolver por um lado a produção e por outro, de associar a questão ecológica à sua produção, preservando esses ambientes, fazendas modelo, sítios para visitação, onde a natureza, tão constante no Estado do Rio, continua sendo mantida e não degradada”.
Satisfeito em levar o Selo do Rio na sua linha de produtos, Adriano recomenda que outros empresários também busquem a marca. Para ele, a iniciativa do Estado é louvável. “Sem dúvida e vejo que ela já chega atrasada, porque essas agroindústrias já tem dez, quinze anos, outras muito mais antigas ainda, fornecendo, produzindo com qualidade, empregando pessoas, preservando as vezes áreas na sua produção. A marca ‘Rio’ hoje é internacional e trazer esse nome para os produtos do estado é perfeito”, avalia.

Secretaria de Agricultura

Para a utilização do selo, o produtor deve entrar em contato com a secretaria de Agricultura e apresentar requerimento e documentos de certificado de registro do produto junto ao órgão competente responsável pelo controle de qualidade. Mais informações serão disponibilizadas em breve no site da secretaria. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail faleconosco@agricultura.rj.gov.br.

Nenhum comentário: