segunda-feira, 4 de julho de 2011

Agricultura familiar lança mão da internet para divulgar produtos

Agricultura familiar lança mão da internet para divulgar produtos

Blog da APRORIO funciona como vitrine para as agroindústrias familiares do estado.

A internet, responsável pelo aumento de 40% das vendas de bens de consumo no Brasil no ano passado, também está auxiliando as agroindústrias familiares fluminenses a divulgar os seus produtos. O blog da APRORIO (Associação dos Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro) publicado na web há quase um ano vem recebendo um número crescente de visitas, que se transformaram em contatos para compra de produtos.

Na avaliação do criador do blog, Nelson Guimarães Victor de Oliveira, da Fumel, agroindústria de Cachoeiras de Macacu que produz doces de frutas sem adição de açúcar, incentivada pelo Programa Prosperar da secretaria estadual de Agricultura, a ferramenta ainda precisa ser melhorada e ampliada. No entanto, já se apresenta como um veículo acessado por quem consome produtos da agricultura familiar.

– O mais importante é que conseguimos reunir no mesmo portal vários produtores que sozinhos dificilmente teriam esta iniciativa – argumentou.

O portal http://www.aprorio.com.br/ funciona como vitrine das agroindústrias associadas à APRORIO, com uma breve descrição e apresentação dos produtos de cada uma delas, além de contatos. No endereço também podem ser encontradas notícias de interesse do segmento, como por exemplo, legislação e incentivos.

Nelson Guimarães acrescentou que a ideia é incluir futuramente um calendário de eventos com a participação da agricultura familiar do estado. Isso vai facilitar o contato direto para aqueles que desejam conhecer e adquirir os produtos.

Formado em Administração e se especializando em Gestão Empresarial, ele explica que a APRORIO reúne agroindústrias legalizadas, que produzem dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

– Embora tenham o perfil artesanal, devem lançar mão das tecnologias disponíveis para sua divulgação e ampliação dos canais de comercialização – finalizou.

O Prosperar incentiva a legalização da agroindústria disponibilizando assistência técnica e capacitação, financiamento e abertura de canais de comercialização visando o fortalecimento do setor.


Por Ascom da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro
http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=528113

Nenhum comentário: