terça-feira, 8 de julho de 2014

APRORIO ESTARÁ PARTICIPANDO DAS MARAVILHAS GASTRONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Produtores e AgroIndústrias da Agricultura Familiar que fazem parte da APRORIO, estarão participando desse Prêmio que só serve para valorizar o que temos de melhor aqui no Estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio

“A comida se apresenta como elemento decisivo na identidade humana e como um dos mais eficazes instrumentos para comunicá-la”, Massimo Montanari, historiador italiano
 A segunda edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro (Maravilhas RJ) apresenta, em dez categorias, sabores e saberes que estão intimamente ligadas à formação econômica, social e cultural do Estado: Da Água, Cachaça, Café, Cerveja, Conservas e Patê, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivos

O objetivo é valorizar alimentos e produtos tradicionalmente cultivados e produzidos no Estado. Busca-se, dessa forma, desenvolver a cultura do gosto regional e reconhecer o território fluminense como lugar de produção, de memória e conhecimento ao revelar esses tesouros culinários.
Essas categorias nos servem de bússola para compor uma cartografia culinária do nosso Estado, divulgando as identidades regionais, raízes de nossa cultura. Um genuíno patrimônio a ser preservado. A votação das Maravilhas RJ será feita por votação pela internet a partir do dia 1 de agosto de 2014.
As novidades deste ano são a participação de um time com 34 colaboradores, especialistas na área de gastronomia e que já atuam na divulgação e valorização de nossos alimentos e produtos regionais. O grupo irá colaborar com a Comissão Organizadora do prêmio na avaliação e indicação de candidatos. Confira o nosso time de colaboradores.
Outra novidade são os prêmios especiais:
  • Produtor do Ano - indicado pelos próprios produtores participantes do concurso, que, no entanto, não poderão votar em si mesmos.
  • Instituição do Ano - instituição ou entidade que se destacou na gastronomia fluminense em 2014, escolhida pela equipe de colaboradores e comissão organizadora.
  • Personalidade do Ano - pessoa que se destacou e/ou contribuiu para o desenvolvimento e divulgação da gastronomia fluminense em 2014, escolhida pela equipe de colaboradores e comissão organizadora.

Nenhum comentário: