segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Canais de comercialização aquecem negócios de pequenos produtores (AproRio)


                 O programa Prosperar, vinculado à Secretária de Estado de Agricultura e Pecuária, incentiva a participação de pequenos produtores do estado em eventos gastronômicos e feiras do setor. A aproximação com os canais de comercialização ajuda fabricantes de cachaças, embutidos, frutas desidratadas, geleias e doces a aumentarem seus lucros. Mais de 200 agroindústrias fluminenses recebem, por meio do projeto, ajuda na capacitação, no financiamento para adequação das instalações, além de legalização sanitária e tributária.
                  A Secretaria de Agricultura e Pecuária costuma indicar os participantes do Prosperar para eventos do setor, como o Circuito Rio Gastronomia, que teve início dia 15 e se estende até o dia 24 deste mês, Brasil Rural Contemporâneo, Salão Nacional de Turismo, Feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e Brasil Orgânico e Sustentável.
                     Proprietária de uma pequena fábrica de produtos em conserva de Lumiar, na Região Serrana, Marta de Abranches é uma das beneficiadas pelo Prosperar. Em 2013, a empresária foi encaminhada pelo programa para participar de rodadas de negócios de eventos de gastronomia, onde foi sondada por duas redes de restaurantes cariocas. “Vendemos, em três dias de feira, o que levamos, normalmente, sete dias para comercializar. Estamos tão empolgados que, além das conservas, vamos ampliar a produção e levar, também, fubá branco e feijão manteiga para oferecer ao público”.
                    Dono de uma empresa de água de coco em Cachoeiras de Macacu, Fábio Lewin também viu suas vendas se multiplicarem com o apoio do Prosperar, após a indicação de participação em eventos do setor. Foram cerca de 12 novos clientes corporativos e outros 100 para entrega em casa, conquistados em apenas três dias de evento. “As participações na rodada e na feira foram fantásticas para a nossa empresa. Produzimos de forma artesanal e, por isso, é muito interessante ter contato com pessoas ligadas à gastronomia, que valorizam mais nosso produto. Às vezes, levamos três a quatro meses para concretizar um negócio, mas lá fechamos quase que de imediato. É uma oportunidade, que só se tornou possível por intermédio do projeto Prosperar”, disse Fábio.

                             Primeiro a conseguir o selo ‘Produzido no RJ’, criado pelo Governo do Estado para identificação da produção do Rio de Janeiro, o fabricante de cachaça Ely Werneck também obteve financiamento do Prosperar. “O programa me ajudou muito. Aumentei a produção em 47% entre 2012 e 2013. Pulei para 32% já no primeiro semestre deste ano em relação ao ano anterior e tenho mais projetos”, afirmou Werneck.



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