segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer a agricultura do estado

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Núcleo de Imprensa

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011

Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer a agricultura do estado

Produção de alimentos sustentáveis para eventos esportivos deve abrir portas para o mercado interno

O Governo do Estado está mapeando produtores e consumidores a fim de saber o que está sendo produzido e para quem esses produtos podem ser oferecidos. O objetivo é aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para consolidar a produção e o consumo de produtos sustentáveis no Rio de Janeiro, impulsionando o setor da agricultura.

Durante a Soccerex Global Convention, feira de negócios do futebol, no Forte de Copacabana, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, destacou os benefícios que o mundial de futebol trará para o desenvolvimento dos municípios do interior do estado.

– Futebol não é só entretenimento, é também negócio. E como tal, gera empregos e oportunidades. A decisão do governo federal de tornar este evento sustentável, aliando sua imagem à questão ambiental, trará possibilidade de ampliação dos mercados consumidor e produtor, especialmente para os agricultores familiares do Rio – afirmou Christino Áureo.

A Secretaria de Agricultura lidera, juntamente com o portal Planeta Orgânico, o Sebrae e o Ministério de Agricultura, ações para que o Rio possa fornecer produtos sustentáveis para a alimentação nesses eventos. A produção de outros estados – que atendam aos critérios de sustentabilidade – também deve abastecer os campeonatos esportivos.

Um grupo de trabalho está levantando a demanda de supermercados, restaurantes e indústrias focados na aquisição desses itens, bem como na organização dos produtores, identificando os municípios com condições de produzir dentro dos indicadores propostos: orgânicos, agricultura familiar, produtos da biodiversidade e comércio justo.

– Mais importante do que dizer ao mundo que o Rio é um produtor sustentável, é conquistar o consumidor interno. Queremos garantir volume, escala e regularidade na produção – disse.


Economia Duradoura

O foco inicial do projeto são os municípios de Região Serrana e da Baixada, como Magé e Guapimirim. No próximo dia 13, será realizada a 2ª Rodada de Negócios Sustentáveis, em Cachoeiras de Macacu. Na ocasião, agricultores terão a oportunidade de oferecer produtos orgânicos a restaurantes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).

Segundo o presidente da Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado), Silvio Galvão, a expectativa é que a partir dos eventos o comércio sustentável se consolide no Rio.

– Nossa ideia é que até as flores entregues aos atletas nas premiações sejam orgânicas. E isso não apenas na Copa. Os eventos esportivos servem para dar visibilidade e consagrar a forma de produzir sustentável para que essa filosofia se mantenha no futuro – afirmou Galvão.


Renata Victor
Globomóvel RJ

“Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança...”
                      Oswaldo Montenegro


Por: http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=697886

Nenhum comentário: