Governo do Estado do Rio de Janeiro
Núcleo de Imprensa
Quarta-feira, 30 de Novembro de 2011
Copa do Mundo é oportunidade para fortalecer a agricultura do estado
Produção de alimentos sustentáveis para eventos esportivos deve abrir portas para o mercado interno
O Governo do Estado está mapeando produtores e consumidores a fim de saber o que está sendo produzido e para quem esses produtos podem ser oferecidos. O objetivo é aproveitar a Copa do Mundo de 2014 para consolidar a produção e o consumo de produtos sustentáveis no Rio de Janeiro, impulsionando o setor da agricultura.
Durante a Soccerex Global Convention, feira de negócios do futebol, no Forte de Copacabana, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, destacou os benefícios que o mundial de futebol trará para o desenvolvimento dos municípios do interior do estado.
– Futebol não é só entretenimento, é também negócio. E como tal, gera empregos e oportunidades. A decisão do governo federal de tornar este evento sustentável, aliando sua imagem à questão ambiental, trará possibilidade de ampliação dos mercados consumidor e produtor, especialmente para os agricultores familiares do Rio – afirmou Christino Áureo.
A Secretaria de Agricultura lidera, juntamente com o portal Planeta Orgânico, o Sebrae e o Ministério de Agricultura, ações para que o Rio possa fornecer produtos sustentáveis para a alimentação nesses eventos. A produção de outros estados – que atendam aos critérios de sustentabilidade – também deve abastecer os campeonatos esportivos.
Um grupo de trabalho está levantando a demanda de supermercados, restaurantes e indústrias focados na aquisição desses itens, bem como na organização dos produtores, identificando os municípios com condições de produzir dentro dos indicadores propostos: orgânicos, agricultura familiar, produtos da biodiversidade e comércio justo.
– Mais importante do que dizer ao mundo que o Rio é um produtor sustentável, é conquistar o consumidor interno. Queremos garantir volume, escala e regularidade na produção – disse.
Economia Duradoura
O foco inicial do projeto são os municípios de Região Serrana e da Baixada, como Magé e Guapimirim. No próximo dia 13, será realizada a 2ª Rodada de Negócios Sustentáveis, em Cachoeiras de Macacu. Na ocasião, agricultores terão a oportunidade de oferecer produtos orgânicos a restaurantes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Segundo o presidente da Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado), Silvio Galvão, a expectativa é que a partir dos eventos o comércio sustentável se consolide no Rio.
– Nossa ideia é que até as flores entregues aos atletas nas premiações sejam orgânicas. E isso não apenas na Copa. Os eventos esportivos servem para dar visibilidade e consagrar a forma de produzir sustentável para que essa filosofia se mantenha no futuro – afirmou Galvão.
Renata Victor
Globomóvel RJ
“Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança...”
Oswaldo Montenegro
Por: http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=697886
Nenhum comentário:
Postar um comentário