quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Produtos da agroindústria familiar fazem sucesso no 5º Salão de Turismo, no Rio

Evento neste fim de semana, na praia de Copacabana, atraiu milhares de visitantes

A produção da agroindústria familiar associada ao turismo rural foi uma das atrações do V Salão Estadual de Turismo, neste final de semana, na Praia de Copacabana. Milhares de pessoas que passaram pelo evento, montado nas areias de um dos cartões postais do Rio de Janeiro, puderam conhecer um pouco das delícias fabricadas no interior fluminense. Promovido pela secretaria estadual de Turismo, o salão contou com o apoio da secretaria estadual de Agricultura, através do Programa Prosperar, de incentivo à agroindústria familiar.

No espaço destinado à produção associada ao turismo rural o público pode saborear e comprar antepastos de abobrinha, geléias de abacaxi e morango com pimenta, trufas, a tradicional goiabada cascão, queijos curados, cachaças de alambique e queijos finos de leite de cabra, entre outros. Os visitantes também tiveram a oportunidade de verificar que os produtos típicos da roça ganharam qualidade e novas receitas. Incentivados pelo Prosperar, os expositores revelaram que, com o apoio do programa, hoje já conseguem colocar as iguarias nas prateleiras dos melhores mercados fluminense.

Fernanda Schenck Hottz, produtora de Nova Friburgo, expondo morangos selecionados, geléias e trufas da marca Amorango, uma associação criada com objetivo de aprimorar o plantio da fruta na Região Serrana do estado, também reconheceu a importância do apoio recebida dos programas da Secretaria de Agricultura, Prosperar e Frutificar.

- Antes só conseguíamos produzir cinco meses por ano. Com ajuda da secretaria de agricultura, através da Emater-Rio, aprendemos novas técnicas de plantio e podemos colher durante todo ano. O incentivo do Prosperar fez com que melhorássemos nossos produtos, agregando valor à produção, e o Frutificar financiou a produção da fruta – afirmou.

Na abertura do Salão, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, anunciou que um termo de cooperação técnica para desenvolver o turismo rural no interior será assinado pelas secretarias de Turismo e de Agricultura.

- O Governador Sérgio Cabral e o vice-Pezão sempre comparam o Rio de Janeiro a França, no que diz respeito a produção agrícola e a vocação turística. Nosso estado tem condições de desenvolver produtos com valor agregado que atendam a demanda do público da capital carioca. Para isso, criamos o Prosperar, incentivando agroindústrias familiares a desenvolver alimentos processados que contenham a sofisticação que o morador do estado do Rio merece – frisou.

De acordo com o coordenador do Prosperar, Jairo Silva, os produtores das agroindústrias familiares comercializaram em torno de R$ 40 mil em vendas diretas, durante os dois dias de evento.

– Foi uma grande oportunidade para consolidar as marcar junto ao público consumidor. Além disso, aproximou produtor e consumidor final, que se mostrou interessado em conhecer essas propriedades que estão se preparando para receber o turismo. Também foram realizados diversos contatos com distribuidores interessados em comercializar estes produtos em bares, restaurantes e hotéis – explicou.

Ele lembrou ainda 90% dos produtores participantes do evento eram oriundos da Região Serrana, que com o apoio dos programas setoriais da secretaria de Agricultura já estão conseguido normalizar sua capacidade de produção

Na ocasião, o produtor de queijos e laticínios e presidente da Aprorio – Associação dos produtores agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro, Gilmar Carino, ressaltou a integração entre as secretarias de Turismo e Agricultura, possibilitando a participação das agroindústrias familiares no evento.

Por: Ascom Setur

Um comentário:

APRORIO disse...

Site Página Rual da destaque a APRORIO.
http://www.paginarural.com.br/noticias_detalhes.php?id=160095