sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Produtor de Teresópolis adere ao selo ‘Produzido no Rio’

Postado em 21 agosto 2013. Tags: , , ,

Identificação foi criada com objetivo de valorizar produtos fluminenses

Os produtos de origem animal e vegetal do estado do Rio de Janeiro vão receber um selo de identificação de sua origem. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, pretende valorizar a produção fluminense divulgando aos consumidores a diversidade de itens comercializados. O selo “Produzido no RJ” foi lançado durante evento gastronômico no Rio de Janeiro, com a participação de produtores rurais de todas as regiões do estado, que participaram também de uma Rodada de Negócios com proprietários de restaurantes e de lojas dedicadas à gastronomia. A rica produção das agroindústrias familiares fluminenses também poderá ser vista na Feira de Sabores, uma novidade na edição do evento Rio Gastronomia deste ano.
Com produção média mensal de três mil quilos de mel, o apiário Serras Verdejantes criou uma linha de derivados da matéria prima

Apostando na ideia

 O empresário Adriano Rodrigues de Azevedo resolveu apostar na ideia e trouxe o selo para a sua marca, o ‘Mel Teresópolis’. Dono de um apiário na localidade de Pessegueiros, no 2º Distrito de Teresópolis, ele disse que sempre contou com a parceria do Governo do Estado. “A parceria do Estado sempre esteve presente, desde que nós iniciamos as atividades em Teresópolis. Essa ligação do município com o estado e do estado com o governo federal é interessante para que possa haver maior amplitude no trabalho da agricultura familiar, que é menos agressivo na questão ambiental”, avalia.
O empresário, que participou do lançamento do Selo no Rio, é responsável por uma produção aproximada de três mil quilos de mel por mês. Ele diz que o selo vai mostrar ao Brasil e á população fluminense que o estado produz mercadorias de qualidade. “Poucas pessoas sabem que o Estado do Rio produz muitos produtos que estão sendo vendidos e que tem qualidade. É importantíssimo que seja divulgado”, declara. “Muitos estados fornecem produtos para o Rio de Janeiro, quando nós aqui do estado produzimos de igual ou até melhor qualidade, como mel, queijos de cabra, embutidos e laticínios em geral”, detalha.
Para Adriano Azevedo, o selo vai mostrar que o Estado do Rio pode oferecer produtos de qualidade para todo o país

Conservação ambiental

O Apiário Serras Verdejantes, que produz o Mel Teresópolis e seus produtos derivados conta com seis funcionários e ainda é responsável por outros dez empregos indiretos. Fazendas e propriedades parceiras contribuem para a produção da matéria prima, contando com apoio técnico dos profissionais do apiário, que fazem a remoção do enxame para os pontos de produção.
Na avaliação de Adriano, o selo também é um incentivador da conservação ambiental. “Esse selo do Rio vem ao encontro desse anseio, desses produtores de desenvolver por um lado a produção e por outro, de associar a questão ecológica à sua produção, preservando esses ambientes, fazendas modelo, sítios para visitação, onde a natureza, tão constante no Estado do Rio, continua sendo mantida e não degradada”.
Satisfeito em levar o Selo do Rio na sua linha de produtos, Adriano recomenda que outros empresários também busquem a marca. Para ele, a iniciativa do Estado é louvável. “Sem dúvida e vejo que ela já chega atrasada, porque essas agroindústrias já tem dez, quinze anos, outras muito mais antigas ainda, fornecendo, produzindo com qualidade, empregando pessoas, preservando as vezes áreas na sua produção. A marca ‘Rio’ hoje é internacional e trazer esse nome para os produtos do estado é perfeito”, avalia.

Secretaria de Agricultura

Para a utilização do selo, o produtor deve entrar em contato com a secretaria de Agricultura e apresentar requerimento e documentos de certificado de registro do produto junto ao órgão competente responsável pelo controle de qualidade. Mais informações serão disponibilizadas em breve no site da secretaria. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do e-mail faleconosco@agricultura.rj.gov.br.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Delícias da agroindústria familiar são atrações no Rio Gastronomia 2013

Proposta da Feira dos Sabores é colocar o produtor rural  como protagonista das atividades
Proposta da Feira dos Sabores é colocar o produtor rural como protagonista das atividades
A qualidade e diversidade da produção de agroindústrias familiares fluminenses poderão ser conhecidas neste final de semana por cariocas e turistas que visitarem o Rio Gastronomia 2013, de 16 a 18, no Jóquei Club, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, promovido pelo Globo.

Doces, geleias, mel, queijos, cachaças, água de coco, derivados de leite de cabra, palmito orgânico e embutidos são alguns dos produtos de agroindústrias incentivadas pelo programa Prosperar, da secretaria estadual de Agricultura, apresentados na Feira de Sabores, uma novidade na edição deste ano do evento.

De acordo com os organizadores, além de incentivar os negócios no estado, a proposta da Feira dos Sabores é colocar o produtor rural  como protagonista das atividades e do cenário gastronômico do Rio.

Outra aposta do evento é na aproximação dos vários personagens que participam da produção de alimentos. Nas manhãs dos dias 16 e 17, rodadas de negócios vão reunir produtores e proprietários de restaurantes e lojas dedicadas à gastronomia.
Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a oportunidade de conectar o avanço significativo da gastronomia mais qualificada com os demais elos da cadeia de suprimento é imperdível.

“A agricultura e a agroindústria familiar do estado vem se firmando pelo padrão de qualidade e por apresentar como diferencial sua convivência harmoniosa com o meio ambiente. Por isso, acreditamos que a marca Rio de Janeiro associada à sustentabilidade vai se tornar cada vez mais perceptível para os consumidores trazendo ganhos para todos”, frisou.
O Rio Gastronomia é uma realização do Globo com apresentação da Riotur, patrocínio CEG e Sebrae, apoio do Governo do Estado e Senac e parceria do SindRio -Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes.








http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=1718548

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cardápio variado leva 16 mil pessoas ao Circuito Rio Gastronomia

Renata Monti (Email · Facebook · Twitter)

Juliana Alcantara (Email · Facebook · Twitter)
Juliana Prado (Email · Facebook · Twitter)
Publicado: 19/08/13 - 9h00

Cerca de 16 mil pessoas passaram pelo Circuito Rio Gastronomia no fim de semana
Foto: Adriana Lorete/O Globo










Cerca de 16 mil pessoas passaram pelo Circuito Rio Gastronomia no fim de semana
ADRIANA LORETE/O GLOBO

RIO - Durante três dias, cerca de 16 mil pessoas foram ao Jockey Club Brasileiro, na Gávea, para conferir as delícias do Circuito Rio Gastronomia, que ofereceu aulas com chefs bacanas e shows gratuitos, além de contar com venda de produtos orgânicos na Feira do Sabores e quiosques de bares e restaurantes.


No domingo, a programação começou com uma atividade infantil. Dois mesões foram montados para que a criançada pudesse aprender a fazer pizza com o pizzaiolo Gennaro Cannone, do Alessandro e Frederico.


— É muito bom participar de aula tão educativa e instrutiva para crianças — elogiou a médica Ana Lúcia Laranjeira, que levou o filho Bento, de 3 anos.

Para os adultos, um dos destaques foi a oficina do francês Christophe Lidy, que preparou blanquete de vitela com minilegumes, prato tradicional na França, mas que aqui ganhou técnicas modernas de cozimento.

Outro mestre que dividiu seus segredos com o público — que se deliciava com provinhas após as aulas — foi o italiano Danio Braga, que ensinou o preparo de um salteado de lula com laranja.

Já o chef Marco Espinoza, do Lima Restobar (vencedor do prêmio melhor novidade deste ano), ensinou pratos típicos peruanos, como a causa la oliva, tiradito com lombo de atum e leite de tigre (base para ceviches e tiraditos). Em seguida, Dalton Rangel, chef e apresentador do programa “Homens Gourmet”, preparou nhoque com queijo de cabra.

A tradicional feijoada de domingo também teve vez. No Caminhão Show, ela ganhou um toque contemporâneo na versão de Gisela Abrantes e Fabiane Alheira, com pimenta em gel e gelatina de vodca.

— Um prato tradicional pode utilizar técnicas modernas de cozimento e outras texturas, temperos — explicou Gisela, que coordena o departamento de pesquisa e inovação na cozinha no Senac.

Se no Jockey o prato ganhou uma versão moderninha, em Padre Miguel e em Nilópolis imperou a tradição. Mocidade Independente e Beija-Flor foram as duas últimas escolas do Grupo Especial a serem visitadas pelos jurados do concurso Feijoada Nota 10. Na verde e branco, mil pessoas provaram do tempero do chef Tiago Castro, entre elas os jurados, os chefs Damien Montecer, David Mansaud, Frédéric De Maeyer e o ator Helio de la Peña. Já o feijão da azul e branco, a cargo de Tia Débora, foi julgado pelos chefs Ludmila Soeiro, Bianca Lopes e Pedro de Artagão. A escola vencedora será anunciada no domingo, dia 25, numa festa para convidados que encerra o Rio Gastronomia.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio-gastronomia-2013/cardapio-variado-leva-16-mil-pessoas-ao-circuito-rio-gastronomia-9604567#ixzz2cSdEZorZ

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Secretário Estadual de Agricultura abre rodada de negócios do Rio Gastronomia e lança Selo RJ

Produtores de todo o estado reúnem-se no Jockey para negociar diretamente com os empresários e compradores do restaurantes que participam do festival

Beatriz Inhudes (Email)
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Produtores de todo o estado reuniram-se no Jockey para negociar diretamente com os empresários e compradores do restaurantes que participam do festival
Foto: Adriana Lorete / O Globo




Produtores de todo o estado reuniram-se no Jockey para negociar diretamente com os empresários e compradores do restaurantes que participam do festival Adriana Lorete / O Globo
RIO – Rumo à ambiciosa proposta de colocar o produtor rural no papel de protagonista das atividades econômicas e do cenário de produção de alimentos, contribuindo, inclusive, para a fomentação de seu negócio, o Rio Gastronomia iniciou na manhã desta sexta-feira, dia 21, uma Rodada de Negócios. A ação, paralela ao festival, acontece no Jockey Club até sábado e coloca frente a frente produtores de todo o estado e empresários e compradores dos restaurantes participantes. A ideia é incentivar o contato e a compra diretos, a fim de garantir bons negócios e maiores lucros. O secretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Christino Áureo, fez a abertura da rodada e lançou o Selo RJ, concedido a produtores do interior do estado.
De acordo com Áureo, o selo cria para o estado uma referência de qualidade.
— Hoje, o Rio está para o Brasil como a França está para o mundo. Temos uma área restrita que busca qualidade e diferenciação. É isso que o Selo RJ mostra, produtos de qualidade, diferenciados e sustentáveis. Expressa para o consumidor todo o conteúdo de produção artesanal, familiar e até mesmo de larga escala. Estamos acompanhando as cadeias produtivas e sabemos que o consumidor também busca a sustentabilidade — disse.
O secretário afirmou que, até 2018, serão investidos cerca de R$ 280 milhões na agricultura em todo o estado, sendo R$ 140 milhões vindos do Banco Mundial e a outra metade, do governo estadual. Os recursos serão alocados em todas as esferas da produção, da infraestrutura nas estradas até as obras de saneamento dentro da própria casa do agricultor, passando por recuperação ambiental. Segundo Áureo, o investimento ficará em torno de R$ 6 mil a R$ 36 mil por produtor, dependendo do tamanho do seu negócio.
— Qualifico o Rio Gastronomia como o evento de maior abrangência no Brasil. É de longe o melhor. Agora, além de atingir o grande público, voltou seus olhos para a produção. O valor disso é inestimável — ressaltou o secretário.
O produtor Fábio Lewin, de Cachoeiras de Macacu, comemorava os bons negócios. Ainda no início da rodada, já havia fechado quatro vendas.
— É um evento fantástico. Reunir tantos possíveis clientes em um único espaço nos dá possibilidades muito maiores e melhores. Além disso, ainda há a divulgação de nossos produtos em um evento grande, como o Rio Gastronomia — comemorava.
José Eurípedes veio de Bom Jardim e também estava com perspectivas positivas para as vendas de seus embutidos de carne suína.
— A oportunidade de contato direto com os compradores é excelente para nós, produtores.
O chef Jan Santos, do Entretapas, fez questão de acompanhar a Rodada de Negócios ao lado do comprador do restaurante.
— Para mim, o contato direto com os agricultores é uma das coisas mais importantes, pois queremos isso, encurtar a cadeia, o caminho que o alimento percorre até chegar à mesa do consumidor.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio-gastronomia-2013/secretario-estadual-de-agricultura-abre-rodada-de-negocios-do-rio-gastronomia-lanca-selo-rj-9580473#ixzz2cRCydo10

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Circuito Rio Gastronomia 2013 - AproRio estará presente!

Venham nos visitar! Sintam as maravilhas que nosso Estado tem.  

Circuito Rio Show de Gastronomia

Para fechar com chave de ouro, de 25 a 28 de agosto, será realizada a oitava edição do tradicional Circuito Rio Show de Gastronomia, no MAM.  O Circuito é aberto ao público e oferece diversas atividades gratuitas. Entre as ações, aulas e oficinas com grandes chefs da cidade, shows, área de convivência com filiais de restaurantes premiados, além do Prêmio Rio Show de Gastronomia, que acontecerá no primeiro dia do evento, só para convidados. Os vencedores do Prêmio serão revelados em uma revista especial, encartada no Globo, com matérias sobre os jurados e todos os indicados.



Rio Gastronomia 2013 :: Gastronomia :: Guia Rio Show :: O Globo

Venha nos visitar, estaremos esperando por você.

Sinopse

Mais de 400 restaurantes com menu especial, aulas com chefs renomados, degustações de quitutes de todo o Brasil, passeios guiados, shows, filmes. A receita de sucesso do Rio Gastronomia — uma realização do GLOBO com apresentação da Riotur, patrocínio master da CEG e do Sebrae, apoio do governo do estado e do Senac e parceria do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) — tem ingredientes de sobra para deixar a cidade ainda mais gostosa. A terceira edição da festa da boa mesa acontece de 15 a 25 de agosto com dezenas de atividades gratuitas e já tem um site especial.

O abre-alas desta celebração gastronômica acontece no dia 15 de agosto, numa festa para convidados, no Jockey, quando serão conhecidos os vencedores do Prêmio Rio Show de Gastronomia, que elege os melhores restaurantes e profissionais da cidade. Ali mesmo, no Jockey, acontece em seguida o Circuito Rio Gastronomia, que, de 16 a 18 de agosto, terá aulas, degustações e uma área de convivência com quiosques de restaurantes premiados, além de shows de Rodrigo Santos, Jesuton e Moyses Marques.

O QG do evento é o Jockey, mas há atrações por todo canto: entre 19 e 25 de agosto, o Caminhão Cozinha Show, uma das meninas dos olhos do Rio Gastronomia, vai rodar a cidade levando a bordo chefs bacanas, entre eles Rolland Villard, Frederic Monnier, Roberta Ciasca, Thomas Troisgros e José Hugo Celidônio, para aulas em lugares como Parque Madureira, Praça Quinze, Praça Saens Peña e Parque dos Patins; no Pelas Ruas do Brasil, ecochefs irão servir, a preços populares, iguarias típicas de várias regiões do país em cinco pontos da cidade; a premiação do concurso Feijoada Nota 10 será no dia 25 de agosto, na festa para convidados que encerra o Rio Gastronomia, no Jockey, embalada por Mart’nália; o Cinema com Gosto exibirá quatro filmes ligados à gastronomia na Casa de Cultura Laura Alvim. Já o Arte de Rua levará obras de artistas plásticos à Lagoa e ao Parque Madureira.

Entre as novidades deste ano, estão ainda a Feira de Sabores, o Banquete na Roça e o Piquenique de Ideias. A primeira vai levar para o Jockey produtos de várias regiões do Estado, como doces, cachaças e queijos. Além disso, haverá rodadas de negócios entre produtores e donos de estabelecimentos. Já o Banquete na Roça promove um almoço na sede da Associação Agroprata, em Campo Grande, junto a uma plantação de orgânicos. Tudo com o mesmo conceito: aproximar produtor e consumidor final. E o Piquenique de Ideias fará uma simpática dobradinha com o Café na Feira, promovendo um bate-papo entre chefs, produtores e consumidores.

Para ajudar o carioca a saborear o melhor da festa, a relação de restaurantes e bares que criarão menu especial estará disponível durante o evento no site e também no Guia Rio Show de Gastronomia, que será distribuído para assinantes no dia 16 de agosto. O GLOBO prepara também o Guia de Botequins, com edição bilíngue, distribuído em hotéis.

Rio Gastronomia 2013 :: Gastronomia :: Guia Rio Show :: O Globo

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mudança de regra facilita venda de queijo de leite cru entre Estados

06/08/2013 - 16h52

Mudança de regra facilita venda de queijo de leite cru entre Estados

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PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE
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Uma nova regra do Ministério da Agricultura que entrou em vigor nesta terça-feira (6) mudou as normas de produção do queijo de leite cru, o que vai facilitar o comércio desses produtos artesanais entre diferentes Estados.
A mudança, feita por meio de uma instrução normativa assinada nesta terça (6) pelo ministro Antônio Andrade, foi muito comemorada pelos produtores dos famosos queijos artesanais de Minas.
Reprodução
Variedade de queijos de leite cru em fazenda de Cambuí, em Minas
Variedade de queijos de leite cru em fazenda de Cambuí, em Minas
A partir de agora, eles e outros produtores do queijo produzido com leite não pasteurizado --caso do queijo coalho, no Nordeste-- terão mais condição de vender seus produtos fora do Estado de origem da produção. Anteriormente, diziam produtores, as regras existentes impossibilitavam a venda para outros Estados.
João Carlos Leite, que preside a associação dos produtores do queijo da serra da Canastra, disse que os produtores consideravam as exigências anteriores "sem cabimento", porque tratavam os produtores artesanais, muitos da agricultura familiar, como grandes criadores de gado.
Porém, todos os produtores artesanais terão que cumprir regras sanitárias e de produção determinadas por cada um dos Estados. Essas regras precisam ser chanceladas pelo governo federal. Minas foi o primeiro Estado a ter essas normas aprovadas, em abril.

MUDANÇA
Eles não terão que apresentar mais, por exemplo, certificação para mostrar que o rebanho está livre de brucelose e tuberculose e análises mensais da qualidade do leite produzido, como é exigido pela fiscalização nacional aos grandes produtores de gado.
Como os produtores artesanais de queijo têm somente algumas vacas, eles terão que adotar outros procedimentos sanitários, como obter laudos de um médico veterinário e fazer análises periódicas do leite em laboratórios credenciados pelo governo.
Para circular entre Estados, um produto precisava obter o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal). Pelo acordo, os Estados agora vão fiscalizar e liberar o produto com o selo do Sisbi/POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).
Cabe a cada um dos Estados determinar as suas regras sanitárias e de fiscalização. No caso de Minas, por exemplo, a maturação dos queijos artesanais vai variar de 17 a 22 dias, dependendo da regiões produtora (Canastra, Serro, Araxá, Cerrado e Campo das Vertentes).
O processo de maturação é fundamental para eliminar as bactérias que podem ser nocivas à saúde. Nas novas regras, exames técnico-científicos serão feitos com mais frequência para determinar esse tempo, considerando uma série de fatores, como o tipo de água usada.
A solenidade de assinatura da nova regra, em Belo Horizonte, teve a presença do governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), e do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio).
Pimentel disse que a mudança na regra corrige uma distorção, porque o Brasil permitia que os queijos artesanais europeus, como os famosos franceses e suíços, feitos também a partir do leite cru, fossem importados livremente, enquanto os nacionais tinham dificuldade para circular entre Estados.
--
Raul Bittencourt Pedreira

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AproRio:
Fazenda Boa Fé
http://agriculturafamiliarnoestadodorio.blogspot.com.br/2010/03/dezoito.html