quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fumel lança nova embalagem da Bala de Banana

Agroindústria FUMEL

Para melhorar a qualidade e segurança ao consumidor, nesse mês de outubro, a Fumel estará lançando a embalagem nova da Bala de Banana 100g que tinha o formato em cartela e usavasse grampo.

A nova embalagem está mais bonita e será selada, trazendo mais segurança, ficando assim toda a linha de Balas com o mesmo formato e peso.

Lembramos que é um produto 100% natural e sem adição de açúcar.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

105 Anos do Jardim Botânico de Niteroi - Feira do Horto com Produtos da Agricultura Familiar


Alimentação Escolar sempre usando um produto da Agricultura familiar

06/09/2011 13h34 - Atualizado em 06/09/2011 13h34


Chef belga cozinha para alunos de Ciep em Santa Cruz, no Rio

O frango ao curry servido fará parte do cardápio da merenda escolar.
Programa 'Chefs na escola' acontece todo mês na rede estadual.
Lilian Quaino Do G1 RJ
O chef Frédérick observa o aluno Maylom Fonseca se servindo de frango ao curry (Foto: Lilian Quaino/G1)


Frango ao curry leve com banana e aipim cozido, acompanhado de arroz branco. Prato para figurar no menu de qualquer restaurante de primeira linha da cidade. Mas quem testou a receita de Frédéric de Maeyer, chef belga que comanda a cozinha de um prestigiado restaurante do Centro do Rio, no almoço desta terça-feira (6), foi uma clientela seleta e exigente: os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Mário de Andrade (Ciep 392), em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.

O chef cruzou a cidade com sua receita criada especialmente para os jovens para mostrar paladares diferentes com ingredientes brasileiros. Seu prato vai entrar no cardápio da merenda escolar. Confira no final da reportagem a receita.

"É um grande momento, uma troca de informações e experiências entre uma merendeira e um chef de alta gastronomia. É um momento muito importante para educar as crianças a comer coisas diferentes, para educar o paladar. O Brasil está cheio de temperos, tem que ensinar para as crianças esses sabores logo cedo", disse o chef com seu forte sotaque francês.
O chef Frédérick de Maeyer (à direita), a merendeira Lúcia Helena, e o chef ajudante Rômulo Borges (Foto: Lilian Quaino/G1)

Todo mundo quer comida boa
Frédérick disse que estava morrendo de medo das críticas.

"Estou até com um frio na barriga para saber o que os garotos vão achar. A clientela do restaurante já está acostumada a comida requintada, mas no fundo todo mundo quer comida boa. Não importa se é alta gastronomia, tudo tem que ser bem feito", disse ele, ajudado pelo chef Rômulo Borges.

"Fiquei orgulhoso, empolgado e feliz com o projeto", contou sorridente ao servir as crianças no refeitório da escola.

A merendeira Lucia Helena dos Santos, que está na escola há 20 anos, e ajudou Frédérick e Rômulo, adorou a experiência de cozinhar ao lado de um chef renomado e garantiu que as crianças iriam adorar acomida diferentes.
"São ótimas crianças e muito boas de boca. Tudo que é novidade eles gostam", contou ela, ressaltando a coincidência do chef também ter 20 anos de experiência.
"Essa experiência é muito boa para o colégio", disse.
As colegas Ana Carolina, Andreza e Edileuza:

só elogios para o tempero picante do prato
(Foto: Lilian Quaino/G1)

As alunas Edileuza Paulo Leão, Andreza Abrahão Corrêa e Ana Carolina da Silva, a primeira de 18 anos, as outras de 17, foram as primeiras da fila no refeitório. Edileuza adorou a comida:
"Apimentada como eu gosto".
Já Andreza ficou impressionada com o aipim, que veio como doação de uma colônia agrícola japonesa de Santa Cruz.

"Macio, parece manteiga".
Ana Carolina também adorou: "Quero a receita vou pedir para minha mãe fazer. Adoro comida picante".
Maylom Fonseca, de 18 anos, de prato cheio, elogiava:
"Muito bem colocado isso aqui. Está ótimo".

Instrumento de cultura
A ideia de botar um chef à frente de uma cozinha escolar uma vez por mês partiu de Juliana Dias, que faz mestrado em educação e ciências em saúde na UFRJ e pesquisa alimentação escolar.

"A alimentação é central na vida da escola, para ensinar e para alimentar. Mas alimentação não é só para matar a fome, mas também para fazer pensar, é um instrumento de cultura de informação", disse.

Segundo Juliana, os chefs aceitaram na hora, assim como a Secretaria estadual de Educação e a Coordenação de Alimentação Escolar.

O projeto "Chefs na escola: recriando a merenda" teve sua primeira edição no mês passado, com Robert Sudbrack à frente de um colégio em Manguinhos. Os próximos chefs a assumirem uma cozinha escolar ainda este ano são Claude Troisgros, Teresa Corção e Mariana Rodrigues.

Confira a receita

Ingredientes:
1 quilo de peito de frango cortado em cubos; 2 cebolas picadas; 2 dentes de alho socados; 1 colher de sopa de curry leve; 2 pitadas de canela em pó; 2 colheres de sopa de açúcar mascavo; suco de 2 limões; 50g de manteiga; 5 ml de óleo; 4 bananas prata ou terra e 2 maças picadas; 2 colheres de passas brancas; 1 colher de gengibre picado; 6 tomates cortados em cubos; 1 pimentão vermelho picado; 200 ml de leite de coco ou creme de leite; 1 colher de cebolinha picada.

Modo de fazer:
Numa panela alta, doure bem o frango no óleo; junte a cebola, o alho e deixe dourar. Acrescente o açúcar mascavo e deixe a mistura caramelizar. Junte os demais ingredientes e deixe cozinhar em fogo brando por cinco minutos ou até o frango ficar macio. Sirva bem quente com arroz e aipim cozido.

Por: matéria do dia 06/09/2011